CIDADE
Conclusão das obras do hospital regional foi a principal pauta discutida com o Vice-Governador hoje em Valadares
Paulo Brant ouviu o clamor das lideranças municipais sobre a urgência de investimentos para a oferta de mais leitos/SUS e para a conclusão do HR
Quarta, 23 de fevereiro de 2022 ( Atualizada em 23/02/2022 às 19:55)

(Crédito fotos: Raimundo Santana)
Prefeitos de várias cidades da região estiveram participando de uma reunião a convite do Vice-Governador Paulo Brant, realizada nesta quarta-feira (23), no auditório, Luís Franco, no 5º andar da Prefeitura de Governador Valadares. O objetivo da reunião foi para que os prefeitos pudessem apresentar suas demandas prioritárias que serão levadas até o Governador Romeu Zema.
Dos diversos problemas relatados os prefeitos enumeraram diversas ações que precisam ser resolvidas com urgência. As prioritárias para eles são mais investimentos na saúde e liberação de verbas para melhoria da infraestrutura das cidades que sofreram grandes prejuízos causados pelo longo período de chuvas intensas na região.
Dois pontos da saúde foram se destacadas durante o evento: a liberação de mais verbas para os leitos UTI/SUS e o urgente término das obras do hospital regional, que começou a ser construído em 2013, com previsão de término para 2015, mas com a mudança do comando do governo do estado em 2016, elas foram paralisadas e assim permanecem até hoje.
Obras do Hospital Regional precisam de mais R$50milhões
O prefeito André Merlo foi bem pontual nas demandas de Valadares. Num mesmo grau de prioridade, ele solicitou ajuda do governo estadual para buscar soluções para as obras do hospital regional. Aproveitando a presença do Vice-Governador, André Merlo fez um breve histórico nos entraves políticos e administrativos que ocorreram depois da primeira paralisação das obras.
Entre as propostas apresentadas para concluir a construção do hospital, o prefeito disse o novo cálculo feito estima a necessidade de um aporte de mais R$50 milhões para concluir o serviço. “Quando a obra parou já tinha 85% do serviço pronto, mas o vandalismo e a falta de conservação, fizeram a obra retroceder e voltar quase à estaca zero”, afirmou o prefeito.
Falou sobre os investimentos que precisam ser feitos no hospital municipal para aguentar o atendimento de Valadares e mais 81 cidades da macrorregião que mandam seus doentes para tratar em Valadares e causam o estrangulamento na prestação do serviço. Para ele “isso é apenas um paliativo porque a solução mesmo acontecerá quando o hospital regional entrar em funcionamento”.
Desenvolvimento
O desenvolvimento econômico e o desassoreamento do Rio Doce são outras prioridades na agenda do prefeito. Ele cobrou mais atenção do governo em direcionar investimentos para a cidade, enfatizando que essa preparação já está em andamento com a implantação do programa de desenvolvimento “Acelera Valadares” lançado pela sua administração.
Desassoreamento do Rio Doce
Sobre o rio ele disse que vai apresentar ao governo do estado a proposta de utilizar a verba de repactuação do acordo com a Samarco para fazer a dragagem para a retirada dos dejetos e da lama do fundo do rio para que ele possa voltar ao seu leito normal e evitar mais enchentes.
Política e democracia
Já o Vice-Governador, Paulo Brant, seguiu o objetivo de sua vinda à cidade, ou seja, ouvir as demandas e levá-las até o governador sem, no entanto, trazer nenhuma novidade de ações que deverão ser tomadas de imediato.
Ele usou a maior parte do tempo para orientar os municípios a se unirem para conseguir mais visibilidade sobre seus problemas, afirmando que para isso é preciso dialogar mais com o estado e o governo federal mostrando as dificuldades que enfrentam em suas cidades.
Participaram do evento o Prefeito de Governador Valadares, André Merlo; vice-governador, Paulo Brant; Deputado Federal, Hercílio Diniz; Deputada Estadual, Celise Laviola; Promotor de Justiça, Randal Bianchini; Presidente da Ardoce, Diogo Scarabelli; representante da Assoleste, Rafael França; Presidente do Cisdoce, Samuel Dutra; secretários municipais, entre várias outras autoridades.
