Sábado, 05 de outubro de 2024 ( Atualizada em 05/10/2024 às 17:34)


Crédito foto: Raimundo Santana GV NEWS


por Raimundo Santana

Editor

O Banco do Nordeste realizou ontem ,4, uma reunião com os representantes das diversas entidades do setor econômico de Governador Valadares com o objetivo de ouvir as sugestões de cada categoria sobre a elaboração do orçamento para 2025 do Fundo Constitucional de financiamento do Nordeste (FNE). 

A reunião foi convocada pelo Superintendente Estadual de Minas Gerais, Wesley Mácio Gonçalves Maciel, que veio da sede da superintendência, em Montes Claros, para ouvir as demandas dos setores produtivos e esclarecer quais são as projeções de investimento para o Estado e a região Leste de Minas Gerais. 

Inicialmente o superintendente disse que a ideia era fazer uma reunião online, mas devido a grande adesão e a representatividade das entidades, decidiu-se pela reunião presencial. Ele foi recebido na cidade pelo gerente da recém criada agência do Banco do Nordeste em Governador Valadares, Carlos Nunes Coelho Junior e toda sua equipe.

Wesley disse que esta é a primeira vez que os setores produtivos da cidade estão tendo a oportunidade de apresentarem suas dúvidas e propostas para a formulação do orçamento do FNE para o ano que vem e que isso acontece pelo fato de Governador Valadares ter sido integrada à região da Sudene recentemente.

As lideranças presentes não perderam a oportunidade e aproveitaram para conhecer melhor a proposta do programa e o seu potencial de alavancar os projetos em andamento e os futuros que estão em estudos. Elas conheceram a distribuição do bolo orçamentário proposto e fizeram suas reivindicações solicitando ajustes nas previsões apresentadas.

Agora estas propostas serão avaliadas e, se for o caso, incorporadas ou não às propostas que serão definidas pelo conselho no final do ano. Ao avaliar a participação das lideranças, Wesley disse que esta reunião foi um marco para o desenvolvimento do Leste de Minas Gerais.

“Hoje nós viemos trabalhar a discussão do orçamento do FNE para 2025 É preciso que essas lideranças institucionais e o governo se manifestem sobre aquilo que está acontecendo na cidade e região para que possamos  carrear estes recursos que vão apoiar estes empreendedores e os empreendimentos. A gente entendendo como está a dinâmica dos acontecimentos aqui é possível garantir a disponibilidade do FNE para apoiar estas questões. A região entrou na Sudene recentemente e os empreendedores precisam acessar os benefícios e o FNE é um deles, que é um dinheiro mais barato e com os melhores prazos do Brasil”.

Turismo

Questionado pela reportagem do GV News sobre o que lhe teria chamado a atençao das manifestações durante a reunião, Wesley disse que uma delas foi o bom momento que o setor do turismo está vivendo e disse que o Banco do Nordeste precisa se aproximar mais deste setor para apoiar, inclusive, as coisas menores que já estão acontecendo em Valadares e que podem ser ampliadas para um turismo que venha atender turistas do mundo inteiro. “hoje já acontece algo do cinturão verde que a gente pode apoiar”.

Agência do Banco do Nordeste de Mantena sai ainda este ano

Questionado sobre a inauguração das três agências do banco prometidas para este ano, o superintendente disse que as obras das agências de Mantena, Inhapim e Guanhães estão a todo vapor e que a projeção é que elas sejam inauguradas até dezembro deste ano ou no início de 2025. O total prometido foram cinco agências, sendo que as agências de Valadares e Aimorés já foram entregues e estão em pleno funcionamento.

“Das três agências que faltam Mantena está mais adiantada porque o imóvel estava sendo preparado para outro tipo de empreendimento comercial mas que foi disponibilizado para ser alugado e as adaptações para agência estão bem adiantadas e que acredito que estaremos entregando à população ainda em 2024”, concluiu Wesley.

Equipe do Banco do Nordeste de Valadares e o superintendente Wesley Mácio (direita).

Convite para ir conhecer a agência de Valadares

Com pouco mais de nove meses de funcionamento da agência local, o gerente Carlos Nunes Coelho, avalia de forma positiva a presença do Banco do Nordeste em Governador Valadares, ressaltando o foco de sempre estar numa trajetória de consolidação e crescimento.

“Nós estamos completando três anos de entrada da região Leste na área da Sudene então era natural que no início todos tivessem pouco conhecimento e familiaridade com o Banco do Nordeste. Fomos trabalhando os relacionamentos e esses contatos foram sendo transformado em negócios. Hoje, nesses nove meses, a agência já firmou quase R$ 34 milhões de contratos de financiamentos, distribuídas em 470 operações de crédito, aproximadamente”.

Carlos Coelho aproveitou a entrevista ao GV News para fazer um convite a todas as classes produtoras rurais e empresariais para irem conhecer a agência local do banco para conhecerem os serviços e produtos oferecidos.

“Eu convido a todos que procurem o Banco do Nordeste para conhecerem as condições, os juros, os prazos e as formas de pagamentos porque o FNE é um recurso que só pode ser usado na área da Sudene e o Banco do Nordeste é o único operador do FNE. O fundo foi criado propositalmente em 1988 para que ele seja para esta região (Sudene) a melhor opção de credito. É preciso destacar que toda vez que uma empresa ou produtor rural faz um financiamento em outro banco, logicamente com outro recurso, está fazendo com uma condição pior do que ele poderia tomar no Banco do Nordeste, através do FNE, ou seja, vai pagar juros mais caro e tendo prazos mais curtos para pagar”.

Tópicos relacionados: