Domingo, 01 de setembro de 2024

Por: TOHRU VALADARES

Caríssimo ledor(a), nos últimos tempos estamos vivendo em uma dualidade frenética entre, o avanço tecnológico e o desenvolvimento humano. O desenvolvimento humano tem em sua premissa crescer, desenvolver, adaptar-se e multiplicar-se, sua organização social esta sempre em busca do melhor planejamento para que, sempre possa caber mais um.

Já dentro do avanço tecnológico, observamos uma geração que cresce, Ctrl+C e Ctrl+V (cópia e cola) e com isso falta-se novas ideias e ideais no qual, as pessoas necessitam desenvolver-se, pensando em um contexto amplo, as novas ideias estão escarças, o pior de tudo é a necessidade de alguns em querer mudar antigas ideias ou naturalidades ao bel prazer, mas nãos iremos entrar nesse cerne.

Para entendermos um pouco mais sobre a interferência da tecnologia em nossas vidas, falarei um pouco sobre as divisões sociais conceituadas dentro do mundo tecnológico. Depois dos chamados baby boomers, nascidos entre 1946 e 1964, veio a geração X nascida entre 1965 e 1979, veio em seguida a geração Z, integrada por pessoas nascidas entre 1997 e 2010 e que usam a internet desde muito jovens e, se sentem muito confortáveis com a tecnologia e o mundo digital, as vezes utilizando também com total dependência do mecanismo cibernético.

Mas, nenhuma geração até agora se compara à geração alfa, formada pelos filhos dos millenials neste aspecto. Ela será a primeira geração para qual muitos aspectos do mundo analógico parecem bem distantes de sua realidade, enquanto as outras gerações ainda aprendem a se adaptar ao mundo digital, as crianças alfas representam a "primeira geração completamente digital ou informatizada".

Os Millenials ou Alfas são criados em família onde a tecnologia é o centro norteador do desenvolvimento dela, as responsabilidades são terceirizadas e as tomadas de decisões são quase todas resolvidas com as pontas dos dedos, as vezes pode-se observar uma expressa terceirização de obrigações, antes obtida de forma direta, no atual cenário, utilizada de forma tecnológica.

Muito jovens encontram-se perdidos, agregando conhecimentos e informações sem discernimento ou comparações, aceitam a primeira informação que aparece, com isso, o desenvolvimento do ser em desenvolvimento, torna-se efêmero, ao contrário de informar-se, acabam por desinformar ou até mesmo tornam-se repetidores, nos mais variados setores da própria vida. Não esperamos que a geração atual seja igual às passadas, necessitamos urgente de um equilíbrio, tanto para aqueles que nasceram antes dessa manifestação tecnológica e as pessoas que vieram pós ela.

Sem modelo, necessitamos identificar os padrões e adapta-los para essa nova realidade, observação, sensibilidade e resiliência, tudo isso dentro de um discernimento pautado no diálogo, busca e formação, porque toda mudança é de certa forma caótica, mas não podemos deixar coisas ocorrerem de forma indiscriminada e aleatória.

O ceio religioso ajuda a organizar e preparar-nos justamente para isso, talvez alguns leitores se lembrem da mensagem entregue ao profeta Daniel, há mais de vinte e cinco séculos. Daniel 12:4, diz que no tempo do fim “muitos correrão de uma parte para outra, e o conhecimento se multiplicará”.

Certamente, isso nos fez prestar atenção à rapidez com que nosso mundo está mudando e as profecias bíblicas, antes intrigantes, agora análogas aos acontecimentos. Vamos observar os acontecimentos passados, o ocorrido com nosso distanciamento social para que o bem maior fosse contemplado, o frear das contaminações pelo covid-19, nesse período a tecnologia marcou de forma indiscriminada e sem precedentes.

Portanto, não se preocupem com o amanhã, pois o amanhã trará as suas próprias preocupações, basta a cada dia o seu próprio mal (Mateus, 6:34), esse aconselhamento eu partilho com todos que estão lendo esse artigo, pois devemos nos preocupar com o hoje e utilizar essa tal tecnologia em nosso favor, como é lindo ver as pessoas tendo mais contatos.

Os acontecimentos ao redor são ações e querer, uma manifestação direta da permissão ou vontade divina, aqueles que creem Deus está em tudo, ele é o alfa e o ômega, ao buscar conhecimento, tenham sempre em mente a necessidade de buscar, sua eficácia e o que irá agregar para sua vida.

Um dia alguém perguntou dentro de uma ótica anacrônica, se jesus estivesse de carne e osso entre nós, qual seria sua posição mediante a tecnologia? A resposta que tenho a partilhar é baseada nas passagens bíblicas; ouvir antes de falar (Provérbios, 18:13), tratar com respeito (Provérbios, 11:12), paciência (Provérbios, 15:18) e perdoar, suportem-se uns aos outros e perdoem as queixas que tiverem uns contra os outros.

Perdoem como o Senhor lhes perdoou. (Colossenses 3:13). Bem-aventurados os pacificadores, pois serão chamados filhos de Deus. (Mateus 5:9). Mude tudo que for preciso mudar, mas apenas se for necessária tal mudança, aguarde, tempos melhores viram, usem a tecnologia a seu favor e ao próximo, tenha em mente, direta ou indiretamente, ela veio do criador.

Paz&Bem.


Mais artigos do(a) autor(a)














































































Warning: Undefined array key "acessos" in /home1/jorn3419/public_html/artigo.php on line 348


PUBLICIDADE