Quarta, 16 de agosto de 2023



O aleitamento materno é um ato de extrema importância para a saúde das mães e dos bebês, tendo o Dia Mundial da Amamentação para reforçar a sua relevância. Celebrada em 1º de agosto, a data busca incentivar ações de conscientização e orientação sobre o tema, auxiliando no sanar das muitas dúvidas que podem surgir no processo. 

Ana Paula Guimarães, professora do curso de Medicina da UNIVALE e pediatra, explica que a amamentação tem diversos benefícios, sendo ela o principal alimento de recém-nascidos até o 6º mês de vida, podendo progredir até os 2 anos de idade da criança como forma de alimentação complementar.

“O aleitamento materno regular bem orientado, prezando pela tranquilidade da mãe durante o processo, causa inúmeros benefícios para a imunidade da criança e para o seu crescimento. Ele influencia na formação de órgãos, onde haverá um acúmulo de minerais e vitaminas provenientes do corpo da mãe. E tudo isso pode ser fornecido para o bebê de forma simples e barata, onde ele terá um desenvolvimento neural super adequado”, explica Ana Paula.