ECONOMIA
Do Zero ao Alvo: Três estratégias de marketing para pequenas empresas e empreendedores
CEO da Ecustomer apresenta três estratégias simples e baratas para quem está começando e precisa escalar o negócio.
Terça, 25 de junho de 2024

É aquela famosa frase “Quem não é visto, não é lembrado”, né? O principal desafio do pequeno negócio é conseguir visibilidade e consequentemente, aumentar as vendas. Neste cenário, não há como atingir metas sem divulgação. O que antes era uma forma inacessível para quem está começando, hoje já é uma realidade para qualquer negócio e quando bem feito, torna-se a principal ferramenta para expandir.
Hoje, não apenas para pequenos, mas também para médios e grandes negócios, o digital tornou-se a maior ferramenta de publicidade e propaganda que existe. São mais de 5 bilhões de pessoas conectadas, 84% da população brasileira tem acesso à internet, ou seja, tem mercado para todo mundo.
Embora a publicidade e o marketing tenha se democratizado e se tornado mais acessível, sem estratégia, é impossível se beneficiar das oportunidades. Por essa razão, Eduardo Rezende, CEO da Ecustomer, listou para o pequeno empreender três estratégias infalíveis para ganhar espaço no mercado.
Apesar de a internet parecer um mundo de infinitas possibilidades e sem muitas regras, se não houver uma inteligência manuseando, o negócio pode ficar em um limbo, sem nenhum resultado. Eduardo explica que existem alguns passos a serem dados ao começar e que precisam ser pensados com atenção, “ Uma casa que não cai é aquela que tem uma fundação estruturada” - explica.
*Primeiro Passo: Defina Seu Público-Alvo*
Todo negócio é pensando para alguém, por isso o primeiro e mais importante passo é construir sua persona ideal, aquele que certamente tem todos os atributos para consumir e utilizar seu produto ou serviço. Existem ferramentas gratuitas na internet que podem te ajudar a desenhar esse público, como o Google Trends e Gerador de Personas.Tendo este perfil traçado, você pode pesquisar o universo do seu cliente, qual a renda dessa pessoa, onde ela mora, quais interesses gerais ela tem. Todas essas são informações para entender o comportamento do cliente, como ele compra e porque ele compra e assim seguir para o próximo passo rumo à sua meta.
*Segundo Passo: Estabeleça Sua Presença Online*
Ter uma presença online forte é essencial para que os clientes encontrem e se conectem com sua empresa. Existem várias formas de começar sem muitos investimentos. O Google negócios permite que você crie gratuitamente uma página com informações do seu negócio, inclusive com reviews dos clientes, gerando muito mais credibilidade. Ter perfis nas plataformas sociais também é uma ferramenta importante.
Nem todas as redes sociais são adequadas para o seu negócio. Pesquise e escolha as plataformas onde seu público-alvo está mais ativo. Por exemplo, um público mais novo está mais no Tiktok, já alguém com 40 anos, provavelmente estará no Instagram e Facebook. Se seu público-alvo são empresas, investir no Linkedin pode ser uma boa. É necessário fazer essa analise antes e manter uma rotina de publicações, com posts, stories, depoimentos, interações diárias.
*Terceiro Passo: Criar Conteúdo de Qualidade*
Precisamos primeiro entender o que é conteúdo de qualidade. Muitas pessoas vão pensar em algo feito por designers, videomakers, redatores, profissionais específicos e sim, esses profissionais estudaram para criar conteúdos que engajem e atraiam seu público, porém sabemos que nem sempre o pequeno empreendedor tem orçamento para isso. Por conta disso, é importante fazer uso de ferramentas gratuitas que te ajudam na profissionalização destes materiais, como o Canvas, Freepik e Pexels, que oferecem layouts e imagens prontos. O mais importante de um conteúdo de qualidade é a informação contida nela. Entenda, a rede social é uma grande conversa, postar somente produtos com valores, não é a forma mais atrativa de se fazer um marketing, que tal ao invés de postar isso, postar como aquele produto ajuda no dia a dia? Que tal fazer um vídeo demonstrativo do que aquele produto faz? Seja criativo e poste regularmente.
Quando essas práticas se tornarem rotineiras na vida do empreendedor, é possível começar a estabelecer novas metas que incluem pequenos investimentos em conteúdos estratégicos. O simples funciona! Até chegar o momento de investir em mão de obra especializada, é possível criar grandes oportunidades com esforços acessíveis e que gerem consideráveis resultados.