Sexta, 28 de junho de 2024 ( Atualizada em 28/06/2024 às 04:08)



De 4 a 7 de julho de 2024, a Expocachaça, a primeira e mais importante vitrine mundial da cadeia produtiva e de valor da cachaça, chega à sua 33ª edição, desta vez ocupando o novo espaço de eventos de Belo Horizonte: o Centerminas Expo (Av. Pastor Anselmo Silvestre, 1495 - União, BH/MG).

Duzentos e cinquenta expositores de todas as regiões do Brasil apresentarão mais de 2000 produtos diferentes, incluindo cachaça, gin, cervejas especiais, queijo, azeite, vinho e doçaria mineira. Haverá também uma forte participação de empresas fornecedoras de equipamentos e suprimentos para os setores, como moendas, alambiques, dornas, caldeiras, empresas de garrafas, empresas de serviços, laboratórios, entre outros. A Expocachaça também sediará a 2ª edição do Minas+Doce e a 17ª BrasilBier, reforçando sua tradição de integrar diversas cadeias produtivas.

Em suas 33 edições, a Feira já atraiu mais de 2,2 milhões de visitantes e gerou R$480 milhões em negócios, além de R$128 bilhões em mídia espontânea. Para 2024, espera-se receber entre 20 e 25 mil pessoas, gerando cerca de R$30 milhões em negócios. “Realizar um evento de um produto que tem a mais alta carga tributária do Brasil é sempre um grande desafio. Em julho, será discutido na Câmara dos Deputados o 'Imposto do Pecado', que pode aumentar ainda mais a taxação da cachaça e outras bebidas. O setor movimenta cerca de 16 bilhões de reais por ano no Brasil, dos quais 80% são consumidos por impostos. Apesar de tudo, o pequeno produtor ainda busca fôlego e ânimo para participar de eventos e sobreviver neste cenário. Ficamos felizes em recebê-los, vindos de 19 estados. É, sem dúvida, uma grande vitrine para todos”, explica José Lúcio Mendes, presidente da Expocachaça.

Para José Lúcio, a Expocachaça “é uma oportunidade única para produtores artesanais de bebidas, doçaria, vinícolas e produtores de azeite apresentarem seus produtos a um público que aprecia qualidade, além de estreitar contatos com distribuidores, empresários e empreendedores influentes nos setores gastronômico, turístico e hoteleiro”. Mesmo com a tragédia do Rio Grande do Sul, a Aprodecana marcará presença com um estande coletivo de 10 expositores de cachaça; além da Secretaria de Turismo da Bahia, com doze expositores; da Agopcal de Goiás, com oito produtores; e da APACS de Salinas, com 26 associados, entre outros.

A Feira também apresentará a 17ª BrasilBier, unindo a cachaça de alambique e as cervejas artesanais de marcas como Krug Bier, Laut Bier, Slod, Albanos, Verace, entre outras. “Teremos também gin, outros destilados, licores, bebidas mistas e diversas outras”, conta José Lúcio.

O evento conta com o patrocínio master da Cemig por meio da Lei de Incentivo à Cultura do Governo de Minas, patrocínio do Sicoob Divicred, e apoio da Belotur e da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte.

Mapa da Cachaça

Na Expocachaça, o Governo de Minas, por meio da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), lançará o “Perfil dos Empreendimentos de Cachaça em Minas Gerais” - um diagnóstico que ouviu 106 produtores de cachaça de alambique registrados junto ao Ministério de Agricultura e Pecuária (MAPA). Segundo o Secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Thales Fernandes, a cachaça de alambique é uma tradição mineira que gera emprego e renda, especialmente no segmento da agricultura familiar. “O diagnóstico visa conhecer mais profundamente a cadeia produtiva e direcionar ações de promoção e valorização do produto. O setor produtivo conta com a assistência técnica da Emater-MG e a vigilância sanitária do IMA, que garante a qualidade do produto e a segurança do consumidor”, explica.

O diagnóstico reúne informações sobre mão de obra, origem e volume de produção, envelhecimento e análises da bebida, e tributação. Também aborda o sistema produtivo da cana-de-açúcar, como origem da matéria-prima, tamanho da área cultivada e utilização ou não da queima da planta, entre outros tópicos.

A cachaça mineira também é um produto de exportação. No ano passado, a bebida foi a mais exportada pelo estado, com um valor aproximado de U$1,2 milhão, para países como Uruguai, Estados Unidos, Itália, Países Baixos e Austrália.

 

2ª edição do Festival Minas+Doce acontece simultaneamente

Segundo dados da Emater, em 2023, Minas Gerais possuía 864 agroindústrias familiares de doces, com uma produção estimada de 1514 toneladas por ano. A 2ª edição do Festival Minas+Doce visa dar mais visibilidade a esse mercado, valorizando a doçaria mineira, com curadoria da professora e mestre em gastronomia e sustentabilidade, Rosilene Campolina.

Produtos como doces e quitandas tradicionais e contemporâneas; o rocambole de Lagoa Dourada; a goiabada de Ponte Nova; o doce de leite da Serra Negra; vinícolas de Minas Gerais; e azeites da Serra da Mantiqueira serão apresentados. Ao todo, 44 estandes participarão do Minas+Doce, incluindo associações de produtores de vinhos, azeites e queijos, alguns premiados nacional e internacionalmente. A Feira também realizará aulas shows e oficinas com entrada gratuita e inscrição no local, 30 minutos antes de cada aula. Participam das aulas os chefs Marlon Sérgio, Léo Gomes, Samuel Nolasco, Ricardo Penna, Arlen Fortes, Mel Marinho, Márcio Almeida, Heloísa Nunnes, Danilo Simões, Omar Brito, Flávio Trombino e Maria José. Outro destaque é o Estande Origem Minas do Sebrae, com 20 expositores.

“O Minas+Doce valoriza e divulga a doçaria mineira, promovendo seu reconhecimento como potencial gastronômico, turístico e hoteleiro”, explica Rosilene.

Como se trata da Expocachaça, diversos produtores, doceiros e confeiteiras oferecerão iguarias feitas com a bebida, como trufas de caipirinha, balas de caramelo com limão siciliano e cachaça, biscoitos decorados e aromatizados com cachaça e a “quecachaça” - a tradicional queca perfumada com cachaça e recheada com compota de jabuticaba e o sorvete com cachaça da Migarba. “Queremos levar a cultura alimentar mineira, com seus alimentos, elementos e utensílios históricos, como o tacho de cobre e as panelas de ferro. O fogão à lenha também estará presente na Arena Gastronômica”, complementa a curadora.

Shows

A Expocachaça também apresenta uma programação cultural para todos os públicos. Confira:

04/07, quinta-feira

  • 19h: Beatles Rock Show
  • 21h30: Lurex

05/07, sexta-feira

  • 19h: Banda Creedence
  • 21h30: Rock Beats

06/07, sábado

  • 19h: Banda Saidera (Tributo Skank)
  • 21h30: Welinton Costa e Gabriel

07/07, domingo

  • 17h: Putz Grilla
  • 19h30: Dib Six

Os ingressos estão à venda pelo site da Expocachaça por R$50,00 (inteira) e R$25,00 (meia entrada). Há também o passaporte para todos os dias vendido por R$110,00 (inteira) e R$80,00 (meia entrada), e o passaporte galera.


Serviço

33ª Expocachaça e 2ª Minas+Doce

  • Data: 4 a 7 de julho
  • Funcionamento: Quinta a sábado, das 12h à 00h; domingo, das 12h às 22h
  • A bilheteria fecha 1h antes do encerramento
  • Local: Centerminas Expo - 4º Andar, Av. Pastor Anselmo Silvestre, 1495, União, BH/MG, CEP: 31170-678
  • Ingressos: R$50 (inteira) e R$25 (meia) pelo site da Expocachaça
  • Passaporte para todos os dias: R$110,00 (inteira) e R$80,00 (meia entrada)
  • Passaporte Galera: R$120,00 para 4 ingressos para um único dia
  • Informações: https://www.expocachaca.com.br/ e @expocachaca