Imigração italiana
Professora da UNIVALE participará de encontro regional de História no Espírito Santo
Em julho, Sandra Nicoli esteve no XXIV Encontro Regional de História, em Belo Horizonte, e, neste mês de outubro, levará suas pesquisas ao Espírito Santo
Quinta, 10 de outubro de 2024

Por Lígia Heringer/Univale
A professora Sandra Nicoli, da UNIVALE, segue ampliando sua atuação acadêmica em eventos de História ao participar do XV Encontro Regional da Associação Nacional de História (ANPUH-ES), que ocorrerá no final de outubro de 2024 na Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Neste encontro, Sandra apresentará a comunicação oral intitulada “150 Anos de História: Territorialização e territorialidades italianas no Espírito Santo”, como parte do Simpósio Temático ST 7 - História intelectual e história cultural nas Américas e na Europa do século XIX ao presente. Este evento faz parte da programação da XVI Semana de História, que celebra os 70 anos da UFES e do curso de História.
Sobre sua participação no evento, a professora Sandra Nicoli ressalta a importância da troca de conhecimentos em ambientes acadêmicos. “Participar de um evento científico é sempre enriquecedor e gratificante. As discussões pertinentes provocadas a cada apresentação são de fundamental importância, visto que é através delas que a ciência evolui. A colaboração e o compartilhamento entre os pesquisadores são primordiais para que as informações científicas, de fato, sejam conhecidas e referenciadas”, destacou a docente.
Participação da professora em Belo Horizonte
Em julho de 2024, Sandra Nicoli já havia participado do XXIV Encontro Regional de História da ANPUH-MG, realizado na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), em Belo Horizonte, com a apresentação do trabalho “Diáspora italiana imaginada no Espírito Santo: Avanti Comunità”. O evento, com o tema: “Historicidades: caminhos”, reuniu pesquisadores e profissionais de História de diversas áreas para debater a construção das culturas e as diversidades temáticas da vida e das experiências.
O XXIV Encontro Regional da ANPUH-MG foi marcado por uma programação diversa, com mesas redondas, simpósios temáticos, minicursos e eventos culturais, oferecendo um espaço de reflexão sobre a disciplina e a profissão de historiador, especialmente em uma contemporaneidade marcada por desafios e mudanças constantes. Para Sandra, esse tipo de evento é fundamental para o crescimento acadêmico. “Estar presente no XXIV Encontro Regional de História da ANPUH-MG foi uma maneira de compartilhar e produzir novos conhecimentos, além de aprender, conhecer pessoas e estabelecer relações com demais pesquisadores”, afirmou.
