Terça, 12 de novembro de 2024



Uma marca é denominada como um distintivo que identifica e apresenta os principais diferenciais competitivos sobre determinado produto ou serviço dos demais. No mercado de games e eSports esse conceito também se aplica aos times que competem nas modalidades de Call Of Duty, Volarant, League Of Legends, Dota 2 e Counter Strike. 

A advogada Soraya Vasconcelos, Head da equipe mineira de Call Of Duty, Galorys, explica: “No e-Sports, o seu nickname é mais que um simples nome. Ele representa a sua identidade, a sua marca, o seu legado e a forma como você é reconhecido. Ao registrar o nick você passa a ter mais oportunidades com a monetização do patrocínio. Um exemplo é o Nobru, que transformou o nick dele em uma marca de sucesso. Ao realizar esse registro você estará protegendo sua identidade do jogo e fora dele poderá licenciar ou criar uma marca própria”. 

De acordo com a Lei da Propriedade Intelectual, o responsável só se torna proprietário após da marca e logo após o processo de registro no INPI. “Você criou o time, pensou cuidadosamente no nome e na logo, aplicou toda a criatividade com base nos valores da empresa, pagou um design e, ao ficar pronta, ela ficou perfeita. Agora é só usar e pronto? Se não houver o registro, outra pessoa ou time poderão fazê-los assim. O nome e logo perfeitos do seu time não poderão ser usados” - explica Soraya.