CIDADE
Águas de Valadares adota programa Jovem Aprendiz
A proposta é preparar os jovens para o mercado de trabalho, de forma protegida e educativa e com direitos assegurados
Segunda, 02 de dezembro de 2024
O time de colaboradores da Águas de Valadares recebeu um reforço de peso nesta semana. Treze jovens com idades entre 16 e 19 anos de escolas públicas da cidade, selecionados através do programa Jovem Aprendiz, estão distribuídos em diversos setores da empresa compartilhando ideias inovadoras, adquirindo conhecimento e sendo capacitados para o mercado de trabalho.
O programa é regulamentado pela Lei nº 10.097/2000, também conhecida como Lei do Aprendiz e na Águas de Valadares assegura a esses futuros profissionais, carga horária de 20 horas semanais – quatro dias da semana, quatro horas por dia – e benefícios como uma bolsa, vale alimentação/refeição e seguro de vida.
O estudante Yuri Marto Paulino de Jesus, de 19 anos, está feliz com a oportunidade. “Estou muito feliz de fazer parte dessa equipe de profissionais e ansioso pelo meu futuro na empresa. Sei que esta vaga vai me ajudar a ser um ótimo profissional na área que tanto desejo, e mais uma vez, agradeço a Águas de Valadares por esta oportunidade”.
A analista de Recursos Humanos (RH), Anne Ribeiro, comemora o início do programa. “Estamos entusiasmados em compartilhar que nossa empresa está comprometida com o desenvolvimento de jovens aprendizes. Valorizamos a perspectiva e as ideias inovadoras que eles trazem para o ambiente de trabalho. Além disso, estamos orgulhosos de nossa abordagem de diversidade na seleção de candidatos, garantindo uma representação equilibrada de gêneros e raças”, destacou a analista Anne.
Desde 2017 a Aegea, holding da qual faz parte a Águas de Valadares, desenvolve o Programa Respeito Dá o Tom, ação que busca equidade de oportunidades para pessoas que se autodeclaram indígenas, negras ou pardas e para que mais mulheres ocupem posições de liderança na Companhia.
O contrato de trabalho para os jovens aprendizes é de um ano e sete meses, com possibilidade de inserção nos quadros de funcionários da concessionária. Os jovens que entraram para o time da Águas de Valadares estão divididos entres os setores de Comunicação, Administração, Serviços, Comercial, Atendimento, Operação, Estação de Tratamento de Água (ETA) e Segurança do Trabalho (EHS).