Quinta, 30 de janeiro de 2025



O engenheiro agrônomo Gustavo Lopes da Silva foi empossado, no dia 23 de janeiro de 2025, como diretor de Comunicação e Relações Institucionais do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Minas Gerais (Crea-MG).  A solenidade ocorreu na sede do Conselho, em Belo Horizonte. O novo diretor é morador de Governador Valadares, na região do Vale do Rio Doce, onde é professor da Universidade Vale do Rio Doce (Univale). Gustavo destaca que sua atuação estará voltada ao fortalecimento das relações institucionais e ao aprimoramento da comunicação entre o Crea-MG, os profissionais e a sociedade.

“É um prazer compor a diretoria neste exercício de 2025, no mandato do presidente Marcos Gervásio. Pretendo contribuir ativamente para o desenvolvimento da engenharia, da agronomia e das geociências, colocando-me à disposição de todos os profissionais e da sociedade”, afirmou Gustavo.

Com uma abordagem voltada para a transparência e a proximidade com os profissionais, Gustavo reforça o compromisso de fortalecer o papel do Crea-MG, demonstrando à sociedade os benefícios que o Conselho traz e valorizando o exercício ético e responsável das profissões que representa.

Entre as prioridades de sua gestão, Gustavo destacou a importância de comunicar as ações do Conselho e ampliar a visibilidade das atividades realizadas pelo Crea-MG, especialmente no que se refere à fiscalização profissional, eventos e projetos estratégicos. Um dos principais focos será acompanhar de perto as obras da BR-381, que liga Belo Horizonte a Governador Valadares.

Trajetória profissional

Morador de Governador Valadares, no Vale do Rio Doce, Gustavo Lopes da Silva é diretor da empresa Reflorestar Projetos Agrícolas e Ambientais Ltda e professor da Univale. No Crea-MG, está em seu terceiro mandato como conselheiro da Câmara Especializada de Agronomia, na qual foi coordenador em 2017/2018. Atuou ainda como diretor de Atendimento, Registro e Acervo, em 2019, foi membro titular da Comissão de Orçamento e Tomada de Contas, em 2015/2016, membro titular da Comissão do Terço, em 2023/2024, e coordenador-adjunto do grupo de trabalho Cidades Arborizadas, em 2024.