Terça, 08 de abril de 2025



Por Thiago Ferreira Coelho/Univale

Cerca de 400 estudantes, dos três anos do ensino médio, estiveram na UNIVALE no sábado (5) e puderam experimentar vivências práticas dos cursos de graduação oferecidos pela universidade. Ao visitar o campus II da UNIVALE em mais uma edição do “Universitário por um dia”, esses adolescentes de sete escolas valadarenses puderam conhecer um pouco mais da vida acadêmica, com diversas oportunidades de carreira proporcionadas pelo ensino superior.

Ao receber os alunos do ensino médio, a diretora de Graduação da UNIVALE, professora Cláudia Reis, destacou que o “Universitário por um dia” ajuda os jovens a fazer uma escolha segura, com base nas vivências do que é estudado em cada curso. Ela salientou ainda que, além do ensino, a UNIVALE proporciona diversas experiências com pesquisa e extensão.

“As exigências que a gente tem, enquanto universidade, compõem um diferencial na formação do aluno. A universidade tem a obrigação legal de propiciar extensão e pesquisa aos alunos. A extensão é um apoio à comunidade, com base no que estamos estudando, propondo melhorias para a sociedade. Isso fortalece a aprendizagem e cria em todos nós um senso comunitário. E na iniciação científica o aluno começa a pesquisar ainda durante a graduação. Esse é um grande diferencial de estudar em uma universidade, e a UNIVALE oferece tudo isso”, pontuou Cláudia.

Ainda durante as boas-vindas, os adolescentes ouviram a experiência de alguém que teve a vida transformada na UNIVALE: o professor e pesquisador Pedro Marçal, que ingressou na instituição em 2006, quando foi aprovado para estudar no curso de Farmácia, e atualmente realiza pesquisa de pós-doutorado no Georgia Institute of Technology, em Atlanta, nos Estados Unidos. Por videoconferência, ele reforçou a importância das atividades de pesquisa e extensão.

“Eu tive oportunidade de, quando estava no curso de graduação, participar de ambas as atividades. Participei de um projeto de extensão importante, chamado Farmácia Solidária, trabalhando coleta e descarte correto de medicamentos vencidos. E eu me engajei de verdade na pesquisa, porque a universidade oferece um programa de iniciação científica. Era algo do meu interesse, e eu me encontrei na pesquisa. Durante esse processo eu me apaixonei por isso e resolvi seguir carreira acadêmica, e fiz mestrado e doutorado posteriormente”, relatou o professor.

Egressa da UNIVALE e professora de Biologia no Colégio Tiradentes, Keila Gomes Maciel Lara trouxe seus estudantes para conhecer a universidade, e acredita que o momento foi muito proveitoso para os jovens. “Esse é um momento de ver as oficinas, ver os cursos que a UNIVALE oferece e os alunos terem a oportunidade de escolher, tendo uma experiência mais real. Principalmente para os alunos do 3º ano do ensino médio, que eles possam escolher o curso que tenham mais afinidade. Isso é uma oportunidade que a gente agradece à UNIVALE por nos oferecer”, afirmou Keila.

Vivências do ‘Universitário por um dia’