Sexta, 11 de abril de 2025



Por Thiago Ferreira Coelho/Univale

Criado em 2014, o Grupo de Trabalho (GT) “A UNIVALE nos Cenários do Sistema Único de Saúde (SUS)” foi estabelecido para promover discussão e desenvolvimento de ações e de estratégias que fortaleçam a integração entre ensino e serviços de saúde pública, com foco em ensino, estágio, extensão e pesquisa desenvolvidos nos cenários SUS, em Governador Valadares e municípios do entorno. O GT SUS tem a participação de um professor de cada curso da UNIVALE na área da Saúde.

Em relatório produzido sobre atividades e os resultados da atuação do GT SUS no último ano, receberam destaque iniciativas como a parceria do curso de Medicina com o município de Peçanha para realização de internato, e o desenvolvendo de projeto de Extensão – também de Medicina – junto ao povo indígena Maxakali, sob coordenação do professor Roberto Carlos de Oliveira.

“Que os cursos da UNIVALE, ao buscarem novos cenários de práticas, possam pensar nesse caminho que o curso de Medicina está iniciando, inclusive de forma conjunta. Isso possibilita buscar atuação não apenas em Governador Valadares, mas em nosso entorno – macro e microrregião. Aliado ao fato de que existem experiências muito positivas com internato em outros municípios”, destacou, no relatório, a presidente do GT SUS, professora Ayla Norma Ferreira Matos.

Entre as principais iniciativas e atividades que o relatório aponta sobre o GT SUS da UNIVALE estão a 1ª Mostra de Integração Ensino-Serviço-Comunidade, evento em que foram divulgados os resultados de boas práticas no SUS, e a realização de reuniões regulares para discutir regulamentações, fluxos de estágios (obrigatório e não obrigatório) e estratégias para ampliar a colaboração entre a universidade e serviços de saúde.

O relatório também pontua a importância dos diálogos entre a UNIVALE e o Núcleo de Integração Ensino Serviço Comunidade (Niesc), da Secretaria Municipal de Saúde em Valadares. A colaboração inclui alinhamento estratégico da universidade com serviços públicos de saúde, com apresentação de diagnóstico da capacidade de vagas no SUS.