Quarta, 16 de abril de 2025

Na manhã desta quarta-feira (16/4), a Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) deflagrou a operação Hybris, no município de Virginópolis, na região do Rio Doce, com foco na repressão ao tráfico de drogas. A ação resultou em quatro prisões, inclusive de lideranças da associação criminosa investigada, e no cumprimento de cinco mandados de busca e apreensão.
Segundo o delegado responsável pela operação, Matheus Barcelos Gomes, a investigação teve início a partir de um inquérito que revelou uma estrutura criminosa articulada para a distribuição de entorpecentes, com divisão de tarefas entre os envolvidos e o uso de estratégias como o tráfico fracionado e a ocultação de drogas.
Na ação desta quarta-feira, dois homens, de 29 e 35 anos, apontados como figuras centrais do grupo, foram presos preventivamente. Também foi presa uma mulher, de 29 anos, que, de acordo com as apurações, era responsável pela guarda e ocultação de materiais ilícitos. Já durante as buscas domiciliares, um homem, de 24 anos, foi preso em flagrante com porções de maconha.
Além da apreensão de drogas nos imóveis alvos dos mandados, dois celulares foram arrecadados pelas equipes policiais e serão periciados. Após a formalização dos procedimentos na Delegacia de Plantão, os detidos foram encaminhados ao sistema prisional, onde permanecem à disposição da Justiça.
Operação Hybris
O nome da operação faz referência à mitologia grega, em que Hybris representa a arrogância e o excesso de confiança daqueles que desafiam os limites da ordem e da justiça — atitudes que, tradicionalmente, precedem a queda.
Participaram da ação 22 policiais civis lotados nas delegacias de Virginópolis, Guanhães, São João Evangelista, Peçanha, Rio Vermelho e Sabinópolis, com apoio da Coordenação de Operações com Cães (COC) da PCMG.
Ao comentar os resultados dos trabalhos, a delegada regional em Guanhães, Liliam Fernandes de Cales, destacou: “A operação Hybris representa o comprometimento da Polícia Civil com o combate incisivo ao tráfico de drogas e à criminalidade organizada. A atuação integrada das unidades envolvidas foi fundamental para o sucesso da ação e para garantir mais segurança à população de Virginópolis e região”.
