Sexta, 16 de maio de 2025



A 6ª Jornada Acadêmica de Psicologia começou na UNIVALE na segunda-feira (12), com programação até sexta-feira (16), trazendo muitas informações sobre saúde mental em palestras, oficinas, mesas-redondas e análise do filme “Ainda estou aqui”. O encerramento na sexta-feira é marcado pela caminhada em prol da Luta Antimanicomial, da Praça Serra Lima até a Praça dos Pioneiros, no centro de Governador Valadares.

“É muito importante, não só para alunos e profissionais, mas para toda a comunidade de um modo geral, que alguns mitos sejam quebrados nesse tempo. Saúde mental tem que ser cuidada, não é algo que exclua as pessoas. A intervenção em saúde mental é para a inclusão”, avalia o coordenador do curso de Psicologia da UNIVALE, professor Omar Ferreira.

Na abertura da Jornada Acadêmica foi realizada uma mesa-redonda sobre Psicologia e Migração, com a participação da professora Sueli Siqueira, pesquisadora da UNIVALE e referência internacional em estudos migratórios, juntamente com a psicóloga Halaíne Pessoa, doutoranda em Psicologia na UFMG.

“Falei sobre a mobilidade e a migração para o exterior dos valadarenses e de pessoas de toda a microrregião, dizendo como esse fluxo foi fomentado e teve continuidade até os dias de hoje. E também quais são as consequências e repercussões dessa mobilidade na nossa região”, pontuou Sueli Siqueira. 

“Eu trouxe um pouco dessa experiência, de como a Psicologia tem atuado na região norte do Brasil, especificamente no estado de Roraima. Falei da migração venezuelana, que vem se intensificando no estado a partir de 2017, e de como governo federal e terceiro setor, as organizações da sociedade civil, vêm atuando diretamente com essa população migrante no Brasil”, acrescentou Halaíne.

Estudante do 3º período de Psicologia, Hannah Caroline considera que participar da Jornada é importante, pois agrega mais conhecimentos sobre saúde mental. “É muito importante para nossa formação acadêmica, porque nos permite ser incluídos em coisas que a gente não tinha oportunidade”, disse a aluna.