CIDADE
Procon atua para solucionar reclamações de consumidores contra a Águas de Valadares
As denúncias podem ser feitas por meio do Reclame Aqui do Procon pelo telefone 3276.7699
Quinta, 12 de junho de 2025

O Procon Regional Leste de Minas tem atuado para dar solução às reclamações dos consumidores referentes aos serviços de abastecimento de água, coleta e tratamento de esgoto. Em razão das reclamações formalizadas, sobretudo pelas constantes suspensões/interrupções no fornecimento de água potável em diversos bairros e distritos do Município, o Procon Regional instaurou processo administrativo sancionador em face do fornecedor Águas de Valadares/ Aegea, com a finalidade de responsabilizá-la pela falha na prestação do serviço, ficando a empresa sujeita às sanções administrativas correspondentes.
Ao receber as reclamações de consumidores, cada uma é tratada de forma individual pelo Procon, e o órgão busca dar solução imediata para o problema de cada consumidor, seja por meio de mediação/conciliação em audiência ou outras medidas administrativas.
Diante da atuação efetiva por parte do Procon, cerca de 60% das reclamações apresentadas foram resolvidas satisfatoriamente por meio de acordo ou outras medidas adotadas pelo órgão e, parte delas, encontram-se em tratativa para solução, seja aguardando resposta do fornecedor e/ou audiência de tentativa de conciliação.
Denúncias acerca do desabastecimento de água podem ser realizadas por meio do e-mail procon.fiscalizacao@valadares.mg.gov.br e por meio do “reclame aqui” do Procon pelo telefone 3276.7699, ou presencialmente na nova sede do Procon, que fica localizada na rua Dom Pedro II, 244, térreo.
Os consumidores que se sentirem prejudicados no abastecimento de água também podem procurar a ARIS/MG, agência reguladora que tem como função garantir que a empresa concessionária cumpra as condições do contrato de concessão e que o serviço seja prestado de forma adequada aos usuários. As denúncias podem ser feitas pelo e-mail dto@aris.mg.gov.br.